quarta-feira, 9 de junho de 2010

No mundo há pessoas boas e pessoas más (Gilberto Braga tem toda a razão).Sim. Há pessoas boas e más, e quem já sentiu na pele sabe o que estou falando. Mas há os bonzinhos, sim, há os bonzinhos, e, entre eles, estão todos os confusos, os perdidos, os inseguros, os covardes, os fúteis, os invejosos: todos bonzinhos que são maus nas horas vagas.

É mais ou menos isso que acontece quando todos os liquidificadores do mundo batem ao mesmo tempo. Jussara escolhe o seu suco pela cor, beterraba, vermelho-sangue e bebe, triunfante, enquanto escuta uma voz que parece vir do céu.

Jussara se lembra que precisa desligar o gás e dar duas voltas na chave da porta dos fundos. Atingiu um nível de lucidez tão alto que a vida tornou-se um jogo idiota.

Foi deitar-se, serena, esperando os efeitos dos remédios. Desmaiou nas trevas da inconsciência e dormiu morta.

Sonhou com homens nus tomando banho entre cenas dos seus filmes favoritos: Psicose e Poltergeist. O chuveiro, o sangue de chocolate, a tevê fora do ar, a garotinha engolida pela tevê.

Toca o despertador.

Jussara acorda na hora, prepara uma vitamina com um pouco de granola e vai trabalhar.

No silêncio sagrado do metrô, ela vai pensando na vida, no que fazer no seu único dia de folga semanal.

Seu salário acabou. Não vai dar pra visitar o filho que mora com o pai em Diadema, não vai dar pra tomar um vinho barato argentino, não vai dar pra se jogar na Loca.

Não vai dar.


espero o próximo trem para as estrelas
mas quero viajar de primeira classe
no melhor vagão junto com todos os poetas e todas as cantoras
a melhor festa da galáxia
talvez eu convide a sonia braga e a selma light, talvez

todos os anjos terão pulseirinhas vip
santos e deuses não serão convidados
são muito santos e trágicos
não combinam com festa

ah, já ia me esquecendo da elke maravilha e da pequena maisa
que vai precisar de uma autorização especial da justiça

"meu querido, eu sou cantora!"

Alice não sabia dançar.
E eu não sabia dar o peixe nem ensinar a pescar.
Alice vai ser estrela de cinema.
Vai ficar pra sempre no céu com os diamantes.
Um dia, eu vou também, boneco pagão, fantoche, tomar um quentão na quermesse, atirar em patinhos amarelos.
O frio da noite pede cama, pede carne, pede calor.
Pede Alice, pede laços, lagos, luas.
A noite pede aço, pede veludo.A noite...
Pede maçã-do-amor.

Jogo com o tempo
Um jogo cego
O velho prego
Cada vez mais perto
Crises e credos
Impressões mal digeridas
Atrizes mal dirigidas
O jeito é riscar um fósforo
Espiar o horóscopo
Acender uma vela
Pra não se sentir uma peça
De um jogo de damas
À deriva
Entregue aos espinhos da vida
Os artistas, têm licença divina
Como os anjos e os peixes

filtro são joão
água benzida na televisão
a vida é curta
eu só queria um pouco mais de açúcar

cruel-festivo-angelical!
mate-me de cócegas
suba nas minhas costas

grite!

o mais alto que quiser
mate-me de rir
desça do salto se puder

seja!

a minha estrela essa noite
sem máscaras!
sem luz de velas

cem vezes sim

ARIEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário